Kick Off: a app portuguesa que fez meio milhão de downloads num mês

27-05-2013 14:39

João Oliveira é do Porto; José Mendonça e Moura é do Benfica. Juntos criaram a app Kick Off, para poderem saber dos golos dos seus ídolos três segundos depois de ocorrerem.

Em menos de um mês, a app Kick Off superou os 550 mil downloads no iTunes. Como em muitos outros negócios, a app, lançada a 9 de abril, surgiu da identificação de uma “necessidade” muito premente na vida de um dos seus mentores: «Há tempos estava no deserto de Atacama, no Chile, e não tinha como saber o resultado do Benfica», relatou.

José Mendonça e Moura sabia que, como ele,  também muitos outros adeptos de futebol que se encontram espalhados pelo mundo ou que não podem ver os jogos.

Quando voltou a Portugal, Mendonça e Moura retomou uma antiga parceria com João Oliveira e criou a app Kick Off para relatar todos os acontecimentos estatísticos ou de realce que ocorrem nos jogos de 20 ligas de futebol dispersas pelo mundo. Mendonça e Moura respeita a concorrência, mas recorda que tem um trunfo importante: o envio de alertas três segundos depois dos golos, penalties ou outros eventos terem sido registados pelos técnicos de estatística que acompanham os jogos.

«Nos serviços dos concorrentes, o atraso situa-se entre um e dois minutos. Já há muita gente que valoriza esta rapidez – até pessoas que gostam de fazer apostas», acrescenta um dos mentores da nova app.

A rapidez no envio dos dados tem por base uma parceria com uma empresa inglesa (cujo nome não é revelado por questões comerciais) que recolhe dados estatísticos de várias ligas. «Não somos tão rápidos quanto os relatos de rádio, mas conseguimos ser mais rápidos que as emissões de TV», garante o jovem empresário portuense.

Além dos “momentos mais marcantes” do jogo, a app Kick Off atualiza na hora a estatística relativa a faltas, “foras”, cantos, remates, foras-de-jogo e outras incidências. As informações são todas fornecidas em inglês. A app disponibiliza ainda um interface gráfico que ilustra a evolução das equipas dividindo o terrenos de jogo em terços.

«Não fizemos esta app apenas para chegar a meio milhão de pessoas. Não tenho dúvidas de que não vai demorar muito tempo a chegar aos dois, três ou quatro milhões de downloads», prevê Mendonça e Moura.